Henrique Moreira Seabra
(1894-1981)
Henrique Moreira Seabra nasceu a 17/11/1894 e morreu em 11/02/1981, na casa que foi sempre a dele, herdada dos pais.
Muito jovem emigrou para Angola numa viagem de navio onde conheceu a sua mulher, Joaquina. Regressariam ao Paraimo quatro anos depois.
Henrique Moreira Seabra regressou para fundar com o seu irmão António e outro sócio uma das primeiras caves de espumante da Bairrada, a Vitivinícola da Fogueira.
Mais tarde, fundariam as Caves Barrocão, no Paraimo, que foram das mais importantes da Bairrada e o seu espumante Diamante Azul era uma importante chancela do espumante da Bairrada, exportado para todas as antigas colónias e era muito apreciado na Madeira.
Foi o espumante servido no banquete oferecido à Rainha Isabel, quando da sua primeira visita a Portugal.
Henrique Moreira Seabra incentivou a produção com qualidade do espumante, trabalhou com centenas de agricultores vinhateiros a que as Caves compravam anualmente as uvas que produziam e recebeu nas caves muitas celebridades de Portugal.
Amália Rodrigues, casada com um seu primo, César Seabra, era uma visita frequente das Caves Barrocão.
Foi também o Barrocão o maior empregador durante muitos anos no Paraimo e na Fogueira.
Henrique Seabra foi sempre um republicano convicto, ligado à oposição democrática, na melhor tradição aveirense.
Participou na Campanha Eleitoral de Humberto Delgado e na organização dos dois Congressos da Oposição em Aveiro.
Tinha também um grande sentido humanista que o levou a receber refugiados judeus em sua casa, particularmente uma jovem judia francesa que, chegada à América, manteve o contato com a família que a acolheu.
Foi no seguimento desta sua maneira de estar na vida que a família cedeu à freguesia de Sangalhos os terrenos onde se encontra o Centro de Saúde de Sangalhos, bem como os arruamentos circundantes.
Publicado por: Administração | Publicado em: 12-11-2023