Há Gigantes Em Sangalhos...

Há Gigantes Em Sangalhos...

Informações

Na passada terça-feira, dia 06 de Dezembro, na Reunião de Executivo aberta ao publico, foi apresentado um dos eventos emblemáticos que vamos realizar no presente ano de 2026, algures pelo final de maio, início de junho.

O Projeto em causa, é uma ideia/criação da Professora Claúdia Simões, titular de uma capacidade cultural empreendedora digna de uma residência artística (a seu tempo voltaremos a falar deste assunto da residência artística), resolveu brindar a nossa comunidade com um projeto de autor, de participação cívica ativa; significa que só com uma participação musculada de muitos o projeto se concretiza…

Vamos ao projeto!?

Enquadrado, no projeto de artes performativa da freguesia, o nosso bem conhecido JUNTA.TE!, somos a convidar a toda a nossa comunidade a participar na criação de um espetáculo de rua, que é um processo artístico coletivo, feito de mãos, tempo, escuta e presença.

Não é preciso experiência.

Não é preciso saber “fazer”.

É preciso vontade de estar, experimentar e construir em conjunto algo que vai ganhar corpo no espaço público.

Ao longo dos próximos meses vamos criar, ensaiar e dar forma a um espetáculo se se vai materializar num certo dia, à noite (porque é feito de luz), que nasce na comunidade para a comunidade, a nossa, e para aqueles que nos vistam.

Às vezes, tudo começa assim, do nada…

Sejam todos bem vindos ao projeto “Há Gigantes em Sangalhos

Um projeto inovador, de base comunitária, cuja performance assume a forma de um cortejo de marionetas-lanterna gigantes, inspiradas na identidade vitivinícola, na paisagem e na memória coletiva de Sangalhos.

Elementos simbólicos da vinha — como o nevoeiro, a terra, os cachos, a poda, o vinho e o tempo — transformam-se em figuras luminosas que percorrem o espaço público.

Construídas com estruturas leves, papel translúcido e iluminação interior quente, as marionetas são manipuladas coletivamente por participantes da comunidade.

O movimento é lento e contínuo, privilegiando o gesto, a luz e o silêncio como linguagem performativa.

Gigantes de Sangalhos resulta de um processo de oficinas de construção e ensaio, valorizando o trabalho manual, a cooperação e o sentimento de pertença ao território.

Mais do que um espetáculo, esta performance afirma-se como um momento de encontro entre criação artística, comunidade e espaço público, onde a identidade local se torna visível, partilhada e viva.

E porque serão precisas muita horas de trabalho, muitas mãos, e muitas pernas para o levar a rua, todos aqueles que se quiserem associar ao projeto por, começa a navegar hoje mesmo!

Mais informações…

artes.performativas@freguesiadesangalhos.pt

Publicado por: Administração | Publicado em: 11-01-2026

4068

Habitantes

16.9

Área/km2

240.7

Habitantes/km2